segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Porto Alegre terá mutirão contra a AIDS

Dia 1° de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A data foi instituida em outubro de 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde com o apoio da Organização das Nações Unidas. No Brasil a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.

O Brasil tem, atualmente, cerca de 10 mil crianças que foram infectadas com o virus HIV pela mãe. A transmissão vertical, como é chamada, ocorre durante a gestação, parto ou aleitamento. Estimasse que o número de bebês contaminados chega a 6,8% só no Brasil. Uma das razões apontadas para o índice é a dificuldade de ampliar o diagnóstico de HIV em gestantes, 90% das grávidas atendidas na rede de atenção básica fazem o pré-natal, mas só 60% delas fazem o teste que detecta o vírus.(fonte Montes Claros)

Porto Alegre é uma das capitais com maior índice de incidência em AIDS no país e o RS lidera o ranking dos estados com mais casos por população. Para tentar mudar este quadro, no próximo dia 1° de dezembro os Franciscanos Capuchinhos do RS estarão realizando o Dia do Mutirão pela Vida. O evento que visa alertar a população sobre o vírus HIV terá início as 10h na esquina democrática e de lá parte para outros pontos da cidade.


Maiores informações no site http://www.capuchinhosrs.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário