quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal: crença, fé e magia na primeira infância.

Segundo a psicóloga e também assessora da diretoría da SOS Casas de Acolhida, Sônia Bagatini, os símbolos natalinos devem ser inseridos nas vivências infantis pelos pais e adultos cuidadores. De maneira positiva, ela frisa a importância em introjetar esses valores de amor, paz, solidariedade e renovação não apenas no Natal, e sim na rotina diária da criança.

"E o papai Noel é a parte mágica disso, vem reforçar valores e crenças por meio de conversas entre as crianças e os adultos. Depois, na entrega dos presentes, o amor que todos merecem é desencadeado pelos símbolos que são os presentes" afirma Sônia. A psicóloga que atua na SOS desde a criação da instituição reprova iniciativas de pais ao buscarem corrigir comportamentos em troca de presentes: "Infelizmente, o Papai Noel tem sido usado para assustar, tão errado como os pais que, por exemplo, prometem uma bicicleta no Natal se a criança for aprovada na escola".
.
Sônia chama a atenção de pais e educadores para a possibilidade da criança pequena vir a desenvolver sequelas ao seu desenvolvimento biopsicossocial quando exposta sobre seus comportamentos indesejáveis, distorcendo e tornando temida a figura do Papai Noel. "Por exemplo, se a criança ainda faz xixi na cama, é comum ser humilhada na frente dos familiares na noite de natal", exemplifica. O ideal, segundo a psicóloga, sería deslumbrar o Natal como a visita de Noel que vem reforçar tudo aquilo que a criança tem de positivo, servindo de estímulo para que ela se motive a conquistar mais comportamentos positivos. "Os resultados seriam bem melhores", frisa.

No Natal, a SOS Casas de Acolhida busca transmitir como uma festa de celebração, paz e valores que se constrói duranto o ano todo. É construido um presépio para transmitir o que significa o nascimento, renovação no sentido de sempre todos poderem melhorar, crescer e alcançar a paz e o amor. Na véspera de Natal recebem a visita do Papai Noel para reforçar esses valores, além da bonita ceia que é oferecida às crianças à noite. Esta celebração é possível com a ajuda dos voluntários que patrocinam todas as despesas, e é claro os Papais Noeis, dois profissionais que fazem voluntariamente este papel nas nossas três unidades e até se emocionam com o bate papo com as crianças. Nas unidades de Canoas o profissional é o Babinho, um conhecido profissional da cidade e em Porto Alegre é o Srº Giusepe Stabin.
.
A SOS Casas de Acolhida deseja à todos um Natal repleto de amor e paz!



Fonte: WH Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário